Urocad Logo
Urocad Logo

Homens com mais de 50 anos de idade possuem chances cada vez maiores de desenvolver a Hiperplasia Prostática Benigna com o passar do tempo. Esse transtorno é caracterizado pelo crescimento exacerbado da próstata. E, além de sintomas inconvenientes para a qualidade de vida, pode danificar seriamente o sistema urinário masculino. Por isso, conhecer as vantagens do Greenlight Laser pode ser muito importante.

O Greenlight Laser, ou Laser Verde, é um equipamento utilizado para o tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna. Com ele, os médicos “vaporizam” os tecidos da próstata, fazendo com que ela reduza de tamanho, melhorando o fluxo urinário.

Abaixo, você vai entender o que é a Hiperplasia Prostática Benigna e as vantagens do Greenlight Laser.

Clique aqui para entender como é feito o diagnóstico da Hiperplasia Prostática Benigna.

Sintomas da Hiperplasia Prostática Benigna

O aumento exagerado da próstata faz com que esse órgão pressione a bexiga, obstruindo a uretra (canal da urina). Isso dificulta o fluxo urinário e aumenta o esforço necessário por parte da musculatura da bexiga para realizar o seu esvaziamento.

Entre os sintomas da Hiperplasia Prostática Benigna, podemos citar:

  • Vontade constante de ir ao banheiro;
  • Necessidade de fazer força ao urinar;
  • Sensação de bexiga ainda cheia após urinar;
  • Jato urinário mais fino;
  • Jato urinário intermitente ou entrecortado.

Além disso, a Hiperplasia Prostática Benigna pode provocar:

  • Infecções urinárias frequentes;
  • Perda da capacidade de contração pela bexiga;
  • Retenção urinária na bexiga (necessidade do uso de sonda para esvaziamento);
  • Problemas nos rins (casos graves e avançados).

Vantagens do Greenlight Laser

O tratamento com o Greenlight Laser é moderno e minimamente invasivo. Mesmo assim, ele deve ser realizado em ambiente hospitalar e por um médico urologista qualificado.

O procedimento é feito sob anestesia, não necessita de incisões e não deixa cicatrizes.

No entanto, as principais vantagens do Greenlight Laser no tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna estão relacionadas com a cura e a recuperação do paciente. Entre elas:

  • Sangramentos quase nulos: O Greenlight Laser emite ondas que vaporizam os tecidos sólidos em excesso na próstata. Isso faz com que ela reduza de tamanho sem a necessidade de cortes e com menor sangramento.

Assim, uma das vantagens do Greenlight Laser é que essa técnica pode ser indicada para pacientes que utilizam alguns medicamentos, como os  anticoagulantes

  • Não utiliza substâncias químicas: A técnica com Greenlight Laser é realizada apenas com o uso de soro fisiológico. Assim, não são necessários líquidos para irrigação com potencial de absorção e toxicidade.
  • Tempo de recuperação mais rápido: Uma das vantagens do Greenlight Laser é o menor tempo de recuperação se comparada com a cirurgia tradicional. Na maior parte das vezes, os pacientes são liberados em até 24 horas após o procedimento. Já na cirurgia tradicional, o tempo médio de internação é de 3 dias.

Em casa, durante a recuperação, os pacientes são aconselhados a evitar impactos, como andar de bicicleta ou a cavalo. Podem sentir também uma leve ardência ao urinar nos primeiros dias. Os médicos especialistas do UROCAD passam todas as informações necessárias e estão sempre disponíveis para auxiliar os pacientes nesta fase.

  • Calibre reduzido do equipamento: O Greenlight laser é um equipamento com uma fibra fina e delicada, que emite laser verde pela ponta. Essa fibra é inserida através do orifício natural uretral (canal uretral) até a próstata. Uma vez no órgão, a energia emitida pelo Greenlight Laser vaporiza os tecidos sólidos em excesso na região.

Nesse sentido, outra das vantagens do Greenlight Laser é o menor calibre da fibra. Isso diminui as chances de problemas como estreitamentos uretrais no pós-operatório mais tardio.

Informe-se sobre as vantagens do Greenlight Laser e cuide da sua saúde! Por isso, faça consultas periódicas ao médico urologista. Este profissional poderá realizar os exames necessários e a hiperplasia prostática benigna ainda nas fases iniciais. 

É importante lembrar que, quanto antes o diagnóstico e o tratamento forem iniciados, maiores as chances de cura e de uma boa qualidade de vida.

Em caso de dúvidas, procure os médicos urologistas do UROCAD. Nós estamos à sua disposição. Entre em contato conosco.