Urocad Logo
Urocad Logo

A disfunção erétil psicogênica é bastante comum em homens jovens, que estão iniciando a vida sexual. Porém, ela pode ser um problema em qualquer idade. São os casos de pessoas que não possuem nenhum problema físico mas que, por algum motivo, não conseguem manter uma ereção. 

A frustração e a sensação de impotência podem prejudicar gravemente a qualidade de vida e o relacionamento dos homens nesta situação. Consultar o médico urologista para a realização do diagnóstico e tratamento torna-se ainda mais importante. 

Como vimos no texto sobre “Disfunção erétil”, este problema costuma possuir diversas causas físicas. No entanto, também é possível que pessoas saudáveis e sem nenhuma comorbidade sofram com dificuldades sexuais. É o caso da disfunção erétil psicogênica.

Causas da disfunção erétil psicogênica

No geral, a ansiedade e o medo de falhar são especialmente relatados entre os pacientes com disfunção erétil psicogênica. E tais manifestações psicológicas podem acabar interferindo fisicamente na função sexual.

Durante a ereção, o sistema nervoso dos homens coordena uma série de reações que faz com que o pênis fique ereto. É o preenchimento de sangue das estruturas chamadas de corpos cavernosos que faz com que o órgão fique rígido e que possibilita o ato sexual. 

No entanto, a liberação de hormônios como a adrenalina e o cortisol pode levar à contração das estruturas que deveriam justamente estar relaxadas para a ereção.

Isso pode causar problemas no mecanismo de “enchimento de sangue” no pênis e levar à disfunção erétil. 

Diagnóstico e Tratamento

Cada pessoa possui características e histórico de saúde próprios. Por isso, o diagnóstico e o tratamento deve ser sempre individualizado. E os médicos urologistas do UROCAD são especialistas nesses casos.

Para diferenciar a disfunção erétil psicogênica dos tipos causados por fatores orgânicos, o médico urologista pode solicitar alguns exames. A medição dos níveis de testosterona no sangue pode ser um deles.

Além disso, é fundamental uma conversa franca e aberta sobre o estilo de vida do paciente. O médico poderá perguntar sobre saúde geral, alimentação, exercícios físicos, estresse, uso de medicações, drogas, hábitos sexuais, masturbação, qualidade das ereções, entre outros fatores.

Por tudo isso, o tratamento da disfunção erétil psicogênica costuma ser multidisciplinar. Ele pode envolver a participação de outros profissionais da saúde, como o psicólogo. O uso de medicamentos e de outros recursos para disfunção erétil também pode ser prescrito como apoio inicial em determinadas situações.

Clique aqui e veja outras causas e tratamentos para a disfunção erétil.

Tenha uma vida mais feliz e saudável. Em caso de suspeita de disfunção erétil psicogênica, procure imediatamente um médico urologista. Os profissionais do UROCAD podem ajudar. Entre em contato conosco!