Ter uma vida sexual satisfatória é fundamental para a saúde de qualquer pessoa. Nesse sentido, a disfunção erétil é um problema que pode comprometer gravemente a qualidade de vida dos homens. E ela pode ser tanto sinal de doenças crônicas como de questões psicológicas que devem ser tratadas.

Durante a ereção, o sistema nervoso dos homens coordena uma série de reações que faz com que o pênis encha de sangue. É a pressão sanguínea que faz com que o órgão fique rígido e que possibilita o ato sexual. Problemas nesse mecanismo de “enchimento de sangue” podem levar à disfunção erétil. 

Abaixo você vai entender os principais motivos e tratamentos oferecidos pelo Urocad.

O que é a disfunção erétil e quais as causas?

A disfunção erétil envolve a incapacidade frequente do homem de manter uma ereção do pênis que seja suficiente para uma relação sexual satisfatória. Assim, a dificuldade esporádica de manter uma ereção nem sempre é sinal do problema. No entanto, caso isso venha a acontecer, o ideal é procurar o médico urologista, para uma avaliação.

As causas da disfunção erétil são bastante variadas. No geral, elas estão relacionadas com:

  • Excesso de peso e obesidade;
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas e cigarro;
  • Problemas circulatórios;
  • Problemas neurológicos;
  • Alterações anatômicas;
  • Distúrbios hormonais;
  • Uso prolongado de medicamentos;
  • Uso de drogas ilícitas;
  • Depressão e outras doenças psicológicas.

Outras causas comuns de disfunção erétil são o diabete mellitus, arteriosclerose, prostatectomia radical (retirada da próstata no câncer), radioterapia da próstata, lesões raquimedulares, traumatismos graves da bacia.

Vale ressaltar que o problema pode se apresentar de formas diferentes. Em alguns pacientes, existe a demora para conseguir a ereção; já em outros, há a ereção, mas sem a rigidez suficiente.

Em todos os casos, é preciso buscar o tratamento. Isso não só pela disfunção erétil em si, mas também para o seu possível problema de base. As dificuldades sexuais podem ser um dos primeiros sintomas de doença cardíaca, por exemplo.

Tratamento clínico 

O primeiro passo para o tratamento da disfunção erétil é consultar um médico urologista. Caso o problema seja identificado, diferentes tipos de intervenção podem ser necessárias: desde mudanças no estilo de vida, ao uso de medicamentos e utilização de próteses modernas no pênis. Ou seja, reduzir o peso, praticar exercícios físicos, não fumar e evitar bebidas alcoólicas ajudam a prevenir e tratar a disfunção erétil.   

Dependendo do problema e de suas causas, o médico também pode prescrever medicações específicas para o caso de cada paciente. De forma geral, elas induzem a ereção ao facilitar o fluxo sanguíneo para o interior do pênis. Existem diversos tipos de medicamentos. Pode-se utilizar diariamente ou sob demanda das relações sexuais. Há, também, a possibilidade da injeção de medicamentos diretamente no pênis (corpos cavernosos). Vale ressaltar que o uso de qualquer medicação pode acarretar riscos e deve ser feito apenas sob orientação médica.

Além disso, caso a disfunção erétil tenha como causa outros problemas de base, o médico urologista poderá encaminhar o paciente para o profissional adequado. Assim, o tratamento torna-se multidisciplinar.

Próteses penianas

As próteses penianas têm o formato de cilindro e são implantadas no interior de cada um dos corpos cavernosos. São exatamente essas regiões que devem encher de sangue durante a ereção para que o órgão fique rígido.

Existem dois tipos de prótese peniana:

  • Próteses maleáveis ou semirrígidas: são de silicone e podem ser “dobradas” tanto para a relação sexual, como para ficarem sob a roupa íntima.
  • Infláveis ou hidráulicas: são compostas por duas próteses, uma bomba e um reservatório de soro fisiológico. O implante das próteses cilíndricas é dentro dos corpos cavernosos e a bomba fica no interior do saco escrotal. A pressão das mãos a aciona e e transfere o soro fisiológico para o interior dos cilindros. Já este reservatório de soro pode estar tanto na base dos cilindros como distante deles. Nesse sentido, é o soro fisiológico que permite a rigidez peniana com esta tecnologia.

Valorize a sua qualidade de vida! Os médicos do Urocad são especialistas no tratamento da disfunção erétil e no implante de próteses penianas. Entre em contato conosco!