Site icon Urocad

Sintomas do HPV nos homens

HPV

O Papilomavírus Humano (HPV) é transmitido sexualmente. O principal sintoma dessa infecção é o aparecimento de verrugas genitais. Elas acometem o pênis, escroto e ânus. No entanto, na maior parte dos casos, essas lesões são muito pequenas e não podem ser vistas a olho nu.

Por isso, fazer o acompanhamento com o médico urologista é tão importante. Este profissional poderá realizar exames específicos para a identificação do vírus, como a peniscopia.

Clique aqui para marcar a sua consulta com um Médico Urologista.

Além disso, caso o HPV tenha sido transmitido através do sexo oral, as verrugas também podem acometer a boca e a garganta, por exemplo.

Abaixo, você vai entender melhor os sintomas do vírus nos homens.

Ausência de sintomas

Como falamos, o fato do paciente não conseguir visualizar as verrugas não significa que ele não tenha HPV. Muitas vezes, essas lesões são microscópicas e só podem ser vistas em exames específicos.

Outra questão importante é que existem casos de pessoas que possuem o HPV de forma assintomática. Por isso, o uso de preservativos é recomendado em todas as relações sexuais. Dessa forma, você pode reduzir o risco de passar o HPV para outra pessoa sem saber.

Principais sintomas de HPV

Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV. E cerca de 40 deles podem infectar o trato genital e região anal. 

Pelo menos 13 tipos de HPV são considerados oncogênicos, com maior risco de provocar infecções persistentes e estar associados a lesões precursoras.

Como vimos, as verrugas genitais são o principal sintoma da infecção. Geralmente, elas estão associadas aos tipos menos graves de HPV.

Alguns tipos de HPV mais agressivos não provocam o aparecimento de verrugas genitais, mas aumentam as chances de desenvolver alguns tipos de câncer em homens, como:

O que fazer?

Caso você tenha experimentado relações sexuais sem preservativos ou desconfie de algum sintoma de HPV, a primeira coisa a ser feita é procurar um médico urologista. 

Na consulta, além de conversar sobre todo o seu histórico de saúde e hábitos de vida, este profissional irá lhe avaliar detalhadamente. Além disso, caso necessário, poderá solicitar exames específicos.

Já os pacientes diagnosticados com HPV poderão ser encaminhados para a melhor forma de tratamento. Tudo isso de forma individualizada. 

Vale ressaltar que a consulta com o médico urologista não é importante apenas para a prevenção e tratamento do HPV. Ela é fundamental para a saúde do homem como um todo.

Em geral, o atendimento periódico é recomendado a partir dos 40 anos de idade. Especialmente para a realização dos exames de detecção do câncer de próstata. Nessa ocasião, o especialista também poderá realizar uma série de outras avaliações de saúde.

Clique aqui e saiba quando consultar o médico urologista.

Tratamento para o HPV

Não existe cura para o HPV. Uma vez infectado, o paciente convive com o vírus pelo resto da vida. O que existe são tratamentos para reduzir os sintomas da infecção. Em especial, as verrugas genitais, que podem ser bastante constrangedoras.

E, dependendo do caso, o tratamento das verrugas genitais pode ser necessário mais de uma vez. 

As formas comuns de tratamento para as verrugas genitais envolvem:

No entanto, existe uma forma moderna, eficaz, rápida e indolor de tratamento para as verrugas genitais: A CRIOTERAPIA.

A Crioterapia é o tratamento mais prático, realizado em consultório. Ela consiste na aplicação de vapor de nitrogênio que literalmente “congela” as verrugas. Possui como vantagens não deixar cicatrizes e não necessitar de anestesia por ser um método indolor. 

Prevenção ao HPV

Por não ter cura e poder levar ao câncer, a prevenção é a melhor forma de lidar com o HPV. Felizmente, existem vacinas contra esse problema.

As vacinas contra o HPV têm como objetivo evitar as infecções contra alguns dos principais subtipos de papilomavírus. Hoje, elas podem ser encontradas em dois tipos:

No Sistema Único de Saúde (SUS), a campanha de vacinação contra o HPV é realizada em duas doses e direcionada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

Converse com o seu médico urologista sobre o HPV e previna-se. Se precisar de ajuda, conte com a equipe de Urologistas do UROCAD. Entre em contato

Exit mobile version